fbpx
Vamos saber um pouco mais sobre Esmaltes para unhas. Essa paixão da mulherada pelos tubinhos de tintas coloridas.


Verniz ou esmalte de unha é um líquido que se aplica nas unhas, tanto das mãos como dos pés, com uso normalmente estético, mas também como proteção para as unhas.

Geralmente, é aplicado nos salões de beleza por manicures (nas mãos) e pedicuros (nos pés).

A História do Esmalte para unhas

 “Ao falar sobre esmalte, muitas pessoas logo se lembram do hábito que muitos têm em pintar ou reforçar as unhas através dessa mistura química que pode ser incolor ou multicolorida. As mulheres, em sua maioria, se perdem na infinidade de cores (muitas delas com nomes incompreensíveis) que prometem um visual mais elogioso ou mais antenado. Além disso, vários violonistas empregam o material para que as unhas não quebrem durante uma apresentação.

O uso do esmalte já era uma preocupação
presente no cotidiano das rainhas egípcias.
Apesar de tantos usos na contemporaneidade, o esmalte já integrava o cotidiano da realeza do Antigo Egito. Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes ficavam relegadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi.
O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
A tecnologia para o tratamento das unhas ficou relativamente estagnado até o século XIX. Nessa época, os cuidados se restringiam à obtenção de unhas curtas e que estivessem moldadas por uma boa lima. Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro. Numa época em que o recato era uma importante virtude, a extravagância dos esmaltes não seria nenhum pouco prestigiada.
Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. Somente em 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje.
Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas. Chegando à década de 1930, já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth e Jean Harlow. No ano de 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.
 

Propaganda de esmaltes da REVLON por volta dos anos 1935.

Nas décadas seguintes, vemos que a tecnologia empregada foi se tornando cada vez mais complexa. As unhas postiças parecem como uma boa alternativa de se chamar a atenção sem gastar horas na manicure. Há poucos anos foram disponibilizadas máquinas capazes de imprimir uma imagem digital nas unhas. Difícil é saber onde a indústria da beleza pode chegar a fim de atiçar a vaidade feminina.
Por Rainer Sousa

Algumas curiosidades

Esmalte masculino


O uso de verniz por homens nunca foi muito popular, embora isso pareça estar mudando nas últimas décadas. Ainda que de maneira discreta, os homens começam a explorar um território tradicionalmente feminino. Em meados da década de 2000, uma empresa brasileira lança uma linha especial de esmaltes para o público masculino. O esmalte masculino tende a ser fosco, e tem uma aparência menos brilhosa e menos chamativa do que os esmaltes femininos.
Paul Stanley da banda KISS  /  Dee Snider da banda Twisted Sister 

Alguns homens, no entanto, principalmente fãs de rock’n’roll, costumam usar esmaltes de cores escuras ― especialmente o preto ― desde os anos 1970. Astros do rock como Ozzy Osbourne e Slash aparecem frequentemente com as unhas pintadas.Outras celebridades como Johnny Depp e Seal também são adeptos do uso do verniz.

Ozzy Osbourne
Johnny Depp

Esmalte em gel

Com uma nova tecnologia, pesquisadores conseguiram criar um tipo de esmalte em gel, capaz de durar até 15 dias. O inconveniente deste tipo de esmalte é que, com o crescimento das unhas cria-se um espaço sem a cobertura do esmalte. Contudo, para mulheres que tem dificuldade em manter o esmalte bonito devido ao contato com objetos que estragam a pintura do esmalte, este tipo de esmalte é muito recomendado.

Nail Art

Nail Art é um conceito de estética, no ramo da manicure, que visa o design de unhas, usando técnicas e recursos específicos para fazê-lo, que podem ir desde os normais vernizes de unha até às purpurinas, ou outros produtos. É grande moda nos Estados Unidos da América e na Europa. Normalmente é usada em extensões de unha, como unhas de gel, ou de porcelana, embora possa ser feita mesmo na unha natural.
Nail Art

Como surgiu o costume de pintar as unhas?

As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. As cores do “esmalte” estavam relacionadas com a posição social do indivíduo – homem ou mulher. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha – as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.
No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha. Desobedecer à ordem dava punição severa – às vezes, até morte.
Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina. Hoje, o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros. “Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustrá-la, hábito que indicava status”, afirma Mitsuko Shitara, professora de história da moda da Faculdade Santa Marcelina.
Fontes:  Wikipédia, aenciclopédia livre  e Revista Super Interessante 

Esmaltes AVON

A Avon empresa de cosméticos americana fundada em 1886 dedicada exclusivamente ao público feminino, já produzia esmaltes para unhas desde o século 19.




A Avon conta com mais de 40 cores a nossa disposição em sua linha de Esmaltes Avon Color Trend, são esmaltes com brilho e longa duração.

A Avon está sempre inovando na confecção de esmaltes e aumentando seu rol de cores, lançou na campanha 3-2014 a Coleção ENTRE NESSA ONDA (veja um post sobre as cores da COPA confira AQUI) com cores alegres e quentes, sugestão para entrar no clima de férias e curtir o verão, veja abaixo:

Preço sugerido= R$ 2,79

Compre em nossa loja virtual Natimus Beauty www.natimusbeauty.com.br

Assine nossa newsletter

Se inscreva e receba em primeira mão todas as nossas publicações!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renata Fernandes
Renata Fernandes

Empresária, empreendedora digital, apaixonada por cosméticos, tecnologia e livros. Adora viajar e conhecer novas pessoas, atuante no marketing digital, preza pelo aprender sempre.

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Posso só fazer uma correção??? É que eu sou muito fã de rock, e conheço bastante… kkkk
    Na foto com a legenda "Banda de rock KISS", o da esquerda, com estrela no olho, é realmente integrante do KISS, e nome dele é Paul Stanley. Já o da direita não é do KISS. O nome dele é Dee Snider e ele é da banda Twisted Sister na verdade.

    Ah, fora isso, adorei o post, muito cheio de detahes interessantes, muita coisa legal que eu nem imaginava!!! Parabéns!!!

    bjs, fb http://erikaruggio.blogspot.com.br/

  2. Eu nunca fui muito fã de pintar as unhas – mas sou apaixonada por nail art. Acho muuuuito fofo. Se eu fosse um pouco menos chata com isso, e gostasse mais de pintar, eu faria mil e uma nail arts.
    O mais engraçado de tudo isso é que nunca sequer imaginei que Cleopatra pintasse as unhas, por exemplo. É estranho pensar que esse hábito vem de tão longe. Não só esse, como muitos outros.

    Beijos, Luisa
    Degradê Invisível
    FB – Luisa Lopes

  3. Oi Giovana!
    Sim, gosto muito da linha de esmaltes Avon Color Trend, há um ano a Avon melhorou a pigmentação está mais densa e duradoura e a aumentou a variedade de cores das coleções. E daqui um mês teremos mais novidades na linha de esmaltes, fui à uma reunião de consultoras na semana passada e pude experimentar as novas cores, ficou lindoo e já lavei louça e nem a pontinha saiu ainda =)
    Farei um posto sobre essa nova coleção.
    Um beijo e obrigada pela visita.

  4. Oi Erika!
    Nossa amiga, maravilha, muito obrigada pela correção, já editei as imagens corrigindo os nomes dos ilustres roqueiros =)
    E que bom que gostou deste espaço, tento fazer tudo com muito carinho.
    Um beijo e obrigada pela visita.

  5. Eu sou outra que nunca fui fã de pintar as unhas mais adorava ver as unhas das outras meninas feitas e cutículas bem tiradas mas quando eu tentava repetir nas minhas unhas o que saia era uma caca então resolvi ir na manicure, deixei a unha crescer e adorei o resultado! Foi quando conheci a história do esmalte e fiquei de boca aberta ao saber que Cleópatra tem ligação nisto!

    Beijos, Rhay
    Florescer&Crescer
    FB – http://florescerecrescer.blogspot.com.br/

  6. Que legal seu post amore!! Adorei! Nunca tinha parado pra pensar na origem dessas belezuras que mexem com a nossa cabeça haha agora essas unhas em ge eu to louca pra fazer gente! Já pensou dias com as unhas impecáveis??? sonho de toda mulher dona de casa! haha
    beeeejo

    beautystopblog.wordpress.com

  7. Que legal, Rê! Apesar de amar esmalte eu não conhecia a trajetória desse produtinho indispensável na vida da mulherada.
    Eu sou fã dos esmaltes do Avon, pode comprovar isso no blog, sempre uso esmaltes dessa marca, além do preço, a durabilidade é ótima.

    Adorei o post.

    Super beijo

  8. Oi Bruna, tudo bem lindinha!
    Que bom que veio aqui me visitar, fiquei contente =)
    Gosto muito de saber a história das coisas e com o esmalte não foi diferente, adoro esses potinhos coloridos (rs) e realmente os esmaltes em gel é uma loucura, lindo e durável. Vale o investimento.
    Um beijão e obrigada pela visita.

  9. Oi Gabriela!
    Puxa vida que pena mesmo, ser alérgica a essas belezuras é triste, mas ainda bem que existem marcas diferentes né! Mas se vc gosta de pintar as unhas, um diferencial seria então vc usar adesivos, tem uns mais bonitinhos que os outros. Se usar, me conta o que achou tá!
    Um beijo e obrigada pela visita.

  10. Oi Van, que gostoso receber tua visita por aqui amiga, fiquei muito feliz =)
    Bem vc sabe que amoo história, eu deveria ter cursado História e não Letras e Administração (rsrs) mas minha mãe cursou História e peguei esse amor acho que por causa dela, e então, quando decidi publicar algo com a coleção nova de esmaltes Avon já fui logo buscando a origem desses potinhos deliciosos. Tbm gosto muito dos esmaltes Avon, tenho muuuitos, eu não diria todos pq nem sempre eu gosto de todas as cores, mas a qualidade é ótima. Tenho também esmaltes Mary Kay mas sou 100% Avon ahahaha adoro!!
    Um beijo e obrigada pela visita sua linda.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.