fbpx

1- Antigos egípcios: Os egípcios preenchiam e lambuzavam as sobrancelhas e cílios com Kohl, um creme feito a partir da gordura de carneiro, misturados com pó de chumbo e fuligem. Os antigos egípcios também eram conhecidos por tomar banhos de leite e mel para amaciar e perfumar a pele.

2 – Gregos e Romanos: Por volta dos anos 100 d.c., os romanos pintavam seus rostos e corpos com giz para conseguir uma aparência esbranquiçada e pálida. Eles também criaram tratamentos para combater a acne através da combinação de farinha de cevada e manteiga. Os romanos também descoloriam seus cabelos com lixívia (uma solução alcalina, mais conhecida como água sanitária), o que resultava em muitas pessoas carecas. Já os gregos, improvisavam uma espécie de blush e batom, manchando suas bochechas e lábios com suco de frutas vermelhas. Eles também escureciam seus cílios com incenso negro.

3 – Idade Média: Ao contrário de hoje – dias em que um belo bronzeado é motivo de inveja -, na idade média ser pálido era cool. As mulheres queriam tanto ficar brancas ao ponto de sangrarem para alcançar uma aparência “incolor”.

4 – Século 150/160: Durante este período a realeza e sua corte foram os únicos que usaram cosméticos. Depois de um tempo, as fragrâncias foram se tornando popular na França e agentes branqueadores eram usados no rosto. Esses produtos eram compostos por carbonato, hidróxido e óxido de chumbo. Em alguns casos eles causavam paralisia muscular e levavam a morte.

5 – Por volta de 1800: Quase todas as classes sociais usavam cosméticos, mas ainda muitos produtos eram tóxicos. Sombras e batons continham ingredientes venenosos como sulfeto de mercúrio e beladona. O óxido de zinco, que é usado ainda hoje, foi apresentado como pó facial para substituir as versões mortais.

6 – Os anos 1900: Durante os anos 1900 a indústria de cosméticos cresceu substancialmente. Em 1913, a máscara para cílios, como conhecemos hoje, foi desenvolvida pelo químico francês Eugène Rimmel. Logo se tornou popular em toda a Europa. A aceitação mundial do produto veio quando TL Williams desenvolveu uma embalagem muito semelhante da atual. Mais tarde, a maquiagem tornou-se um caminho para as mulheres se expressarem.
Fonte: “História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado – em Busca da Perfeição”, Ana Carlota Régis Vita. 

Fotos: Reprodução 
Fonte: http://www.portaldamaquiagem.com.br/magazine/alem-do-make/6-curiosidades-sobre-a-historia-dos-cosmeticos
Consulte e curta a Renatimus Beauty https://www.facebook.com/renatimus

Assine nossa newsletter

Se inscreva e receba em primeira mão todas as nossas publicações!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renata Fernandes
Renata Fernandes

Empresária, empreendedora digital, apaixonada por cosméticos, tecnologia e livros. Adora viajar e conhecer novas pessoas, atuante no marketing digital, preza pelo aprender sempre.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.