fbpx

Hoje vim falar com você sobre o uso do pó facial. Como sou consultora de beleza e revendo os produtos da Natura, Avon, O Boticário e Eudora, vez ou outra eu compareço em eventos e palestras sobre cosméticos e também participo de cursos, disso e aquilo outro, então eu compilei algumas dicas interessantes sobre o tal do PÓ FACIAL que quase todo mundo usa, seja mulher ou homem, além de extrair uma pesquisa muito bacana sobre a história e o conceito (Num sei se você já reparou, mas eu adóóro história ahaha sou apaixonada pela história das coisas, do mundo, enfim, gosto de saber a origem das coisas…) Bora lá!!

CONCEITO: Um pó compacto é formado por micropartículas de minerais que preenchem as imperfeições da pele. Geralmente é utilizado após a sequência corretivo/base. Garante melhor fixação da maquiagem e evita o brilho excessivo da pele.


A História do PÓ FACIAL

O pó facial já foi chamado de pó-de-arroz. E embora fosse aplicado à face com a intenção de deixar a mulher mais próxima ao padrão de beleza vigente na época, o seu uso seguia normas bem diferentes das atuais. Se antes a intenção era carregar nas camadas de pó para esconder a cor natural da pele, hoje o toque do pincel é sutil e tem como finalidade dar um melhor acabamento à maquiagem, valorizando a beleza natural da mulher.

Durante um longo período da história, as sociedades européias, e mesmo as asiáticas, valorizaram o rosto alvo das mulheres ou quase pálido, em contraposição à pele queimada de sol, exibida pelos camponeses. Ter pele de porcelana era sinal de status e as mulheres se empenhavam em aplicar generosas camadas de pó para deixá-las brancas como a neve.
Registros históricos apontam que, durante todo o período Heian, que vigorou do século IX ao XII no Japão, o padrão de beleza vigente tinha como modelo ideal a pele clara exibida pela elite imperial. Para conseguir tal efeito, as mulheres costumavam aplicar um pó encorpado, elaborado a partir da mistura da pasta de argila com a farinha de arroz. Muito provavelmente venha daí o nome pó-de-arroz.
Também existem relatos bastante remotos no uso de pastas cremosas elaboradas à base de leite de animais e pó de chumbo entre os egípciosgregos e romanos, com a finalidade de deixar a pele um tom mais claro do que o natural. Na Europa, aliás, esse padrão de beleza vigorou até o século XIX. Somente nos anos 20 essa obsessão deixou de existir.
A partir de então o pó facial mudou de tom e de atribuição ao deixar de empalidecer a pele. Mas ainda assim era aplicado em abundância pelas mulheres até os anos 1980. A evolução dos produtos e a diversidade observada nos tons das peles de brancas, negras e asiáticas, conferiram ao pó facial e ao pó compacto texturas mais leves e uma palheta de cores, do marrom ao bege claro, para que as mulheres possam escolher a cor do produto que mais se assemelha ao seu tom natural da pele.

Qual a diferença entre PÓ FACIAL e PÓ COMPACTO?
A composição, a textura e o acabamento oferecidos pelo pó compacto ou facial são bem semelhantes. O compacto, como o próprio nome indica, apresenta o pó “prensado” na embalagem e é ideal para ser carregado na bolsa com a finalidade de retocar a maquiagem. Já o facial é apresentado solto. A aplicação pode ser feita com o uso da esponja, que geralmente acompanha o produto, ou com o auxílio de um pincel apropriado. Para um melhor acabamento, é importante retirar o excesso do pó com um pincel limpo.

ALGUMAS DICAS:


Cuidado com o excesso. Pó em excesso deixa a pele com um aspecto ressecado, o que dá um ar envelhecido.

Um pouco de creme hidratante facial é o suficiente para fazer tudo voltar ao normal. Outra opção é aplicar água termal ou pressionar uma toalha úmida sobre o rosto.

Itens que devem ser levado em conta na hora de escolher o pó ideal:

– Textura: Fina ou grossa
– Acabamento: Aveludado, Acetinado, Matte, Natural.
– Se o produto possui Filtro solar (nestas versões o pó tende a ser mais grosso)
– Versão mineral (indicado para peles sensíveis)

Para que serve? 

O pó tem como objetivo principal fazer o acabamento da pele, ou seja, deve ser utilizado após a base e o corretivo. O pó ajuda a fixar a maquiagem e o mais legal, retira o brilho da pele nas zonas que a pessoa tem acúmulo de oleosidade. Pode ser utilizado antes de um batom, para matificá-lo e também para retoques na maquiagem quando estamos fora de casa.

Como usar? Há duas formas de uso: pincel e esponja.


Esponja: faz com que a aplicação seja mais concentrada e que a cobertura seja maior. A esponja é utilizada com pós compactos.


Pincel: esta é a aplicação ideal! Com o pincel a aplicação é mais leve, desta forma nos dá mais segurança, pois é difícil pesar a mão com o pincel. Pode ser usado com o pó solto ou compacto.

Tipos de pó: Compacto e Solto


Compacto: este tipo de pó é o prensado. Ele é ótimo para ser levado na bolsa.
Solto: a embalagem é maior e o pó é literalmente solto. Deve ser aplicado com pincel de pó. Diferente do compacto, não é aconselhado ser levado na bolsa, se a embalagem abrir bye bye pó e será um estrago na sua bolsa.


Tipos de acabamento: Matte e Micronizado


Matte: o acabamento é aveludado e sem brilho. Este é o tipo de pó mais comum. Ideal para peles oleosas, porém pode ser usado por peles secas.
Micronizado: existem várias marcas que investiram em pós que dão um glow para a pele. Ele possui micropartículas iluminadoras, mas não chegam a ter tantas como um iluminador facial. Não aconselho o uso do micronizado em peles oleosas, pois o efeito pode ser o contrário do desejado.

Orientações básicas para os seguintes tipos de  pele:


Pele seca: na pele seca a aplicação deve ser feita apenas nos locais que aparecem focos de oleosidade ao decorrer do dia, normalmente a zona T do rosto. Visualizem melhor na imagem:
Oleosa: na pele oleosa aplicação pode ser feita levemente em todo o rosto.
Mistas: deve ser aplicado levemente nos locais que aparecem focos de oleosidade ao decorrer do dia.

Como escolher a cor ideal: 

Esse é o ponto chave de qualquer item de maquiagem voltado para a pele. O pó deve ser do tom exato da sua pele, nem mais claro nem mais escuro. Ele não é um acessório do seu rosto, mas sim uma correção.

Evite comprar pó pela internet, principalmente se você não sabe se a gama de cores disponíveis pela marca abrange a sua cor. Sempre tente comprar pós em locais que disponibilizam testers.
Na hora de testar um pó antes da compra, ele deve ser aplicado no rosto, nunca no braço, pulso, ou qualquer outro lugar! Normalmente a pele do rosto é em tom bem diferente do restante do rosto e o pó será comprado para aplicar no rosto, e não no dorso da mão, então por que testar na mão? Apliquem no rosto, analisem em um local de boa iluminação. 


Como aplicar o pó facial?

Para um acabamento ideal, é importante a aplicação mínima do produto. Comece pelo queixo e, em movimentos ascendentes, espalhe o pó facial em todo o rosto, garantindo assim um toque aveludado à pele. Atenção: mulheres mais maduras devem redobrar os cuidados, já que o uso exagerado do produto pode realçar rugas e sinais de expressão. Em peles muito ressecadas, o uso de pó não é recomendado.
Conheça nossa lojinha virtual Natimus Beauty – AQUI

Fontes de pesquisas: Wikipédia e http://passaneura.com

‪#‎boraficarlindacomnatimusbeauty‬

Assine nossa newsletter

Se inscreva e receba em primeira mão todas as nossas publicações!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renata Fernandes
Renata Fernandes

Empresária, empreendedora digital, apaixonada por cosméticos, tecnologia e livros. Adora viajar e conhecer novas pessoas, atuante no marketing digital, preza pelo aprender sempre.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.