fbpx

pelo encravado aparece quando está fraco e não consegue romper a pele. Quando isso acontece, tornam-se visíveis aquelas bolinhas avermelhadas e inflamadas que incomodam tanto.



Nas mulheres, as regiões do corpo mais comuns são a virilha, axilas, coxas e pernas, e nos homens, o rosto e pescoço. E quanto mais irregular o pelo, mais fácil de encravar.

As peles que têm maior tendência ao encravamento possuem pelos mais curvados que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória. As peles escuras apresentam mais essa característica.

Vilões dos pelos encravados
A depilação com cera tem lá suas vantagens, como durar mais que os outros métodos. Mas nem tudo é perfeito nessa técnica. O pelo é facilmente fragmentado na parte de dentro da pele nesse tipo de depilação, o que favorece o encravamento.

Para as fãs de roupas muito apertadas, uma má notícia. O atrito da pele com as roupas pode desencadear o encravamento. Vestir roupas muito apertadas obstrui a saída do pelo e não deixa a pele respirar. A principal vilã é a calça jeans, mas roupas íntimas de tecidos sintéticos também prejudicam o nascimento dos pelos. O ideal é usar roupas 100% algodão. Fique atenta!!

E quem não é adepta a hidratação, melhor rever os hábitos. A hidratação é muito importante para prevenir pelos encravados, já que a depilação com lâmina, por exemplo, agride muito mais uma pele que não estiver bem hidratada.

Vale lembrar que a pele oleosa pede hidratante oil-free (livre de óleo), para não entupir os poros, que produzem sebo em excesso. A dica é sempre usar hidratantes à base de ureia ou ácido lático após a depilação, que hidratam e renovam à pele. Esses ativos fazem uma microesfoliação e impedem a queratinização excessiva que aumenta a chance de encravamento do pelo.

Dicas para evitar os pelos encravados
– Faça uma leve esfoliação um dia antes da depilação. Repita a operação alguns dias depois.
– Use roupas folgadas e ventiladas sempre que se depilar. Isso também ajuda a evitar o problema.
– Evite comprimir a área da depilação e crie o hábito de usar bucha vegetal no banho.
– Quando o pelo está encravado, não tente retirá-lo, pois pode provocar mais inflamação. Além disso, não se deve manusear a região, porque é uma porta aberta para bactérias e fungos. Vale usar bucha vegetal. Se o pelo encravado estiver com uma inflação com pus, o ideal é procurar um dermatologista.
Por Natália Farah – Matéria extraída  do site Vila Mullher.

Assine nossa newsletter

Se inscreva e receba em primeira mão todas as nossas publicações!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renata Fernandes
Renata Fernandes

Empresária, empreendedora digital, apaixonada por cosméticos, tecnologia e livros. Adora viajar e conhecer novas pessoas, atuante no marketing digital, preza pelo aprender sempre.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.