fbpx
Tríade da beleza facial: Limpar, Tonificar e Hidratar

Você provavelmente já sabe que tirar a maquiagem antes de dormir é um dos passos fundamentais para ter uma pele saudável. Mas você sabe para que serve e qual a maneira correta de fazer a limpeza de sua pele e mantê-la saudável? Conheça a TRÍADE da beleza facial: limpar, tonificar e hidratar.

Tríade da beleza facial em cuidados diários com a pele: limpeza, tonificação e hidratação.

Quais os cremes e produtos mais adequados para cada uma dessas etapas? Sabe que é preciso fazer a limpeza da pele também pela manhã?

Se você tem essas dúvidas, vou tentar esclarecer como um passo a passo para uma limpeza de pele completa.

3 passos essenciais para uma pele saudável e bem cuidada

Com estes três passos simples: limpeza, tonificação e hidratação, você deixa a preguiça de lado e faz uma limpeza completa da pele, um hábito que deve ser incluído em nossa rotina diária. Confira a seguir as principais dicas para cada uma dessas etapas:

  • Limpeza

Esse é o passo inicial. A nossa pele está exposta as agressões constantes e as diversas impurezas no dia a dia derivadas do frio, calor, poluição, transpiração, exposição solar e maquiagens, entre outros fatores que propiciam resíduos em nossos poros.

Antes de mais nada, é preciso retirar toda a maquiagem do rosto, incluindo delineador, máscara de cílios, sombra e outros produtos com um demaquilante apropriado, usando um do tipo Bifásico no caso de estar usando maquiagem à prova d’água.

A limpeza de pele é o passo inicial diário.

Logo após a remoção de maquiagem ou dos cremes, é preciso lavar o rosto com um sabonete adequado ao seu tipo de pele para remover sujeiras, resíduos da make, suor e a oleosidade da superfície facial. 

Pela manhã também é importante fazer a limpeza de pele, para retirar o excesso de cremes ou outros produtos que ficaram agindo durante à noite.

Eu gosto de utilizar nessa fase da limpeza facial minhas escovinhas faciais do tipo polvo a Octopus da Océane, a Fore Luna Mini 2 ou a esponja Konjac.

Existem muitos produtos no mercado, que apresentam diferenças na composição para peles normais, secas ou oleosas. É importante consultar um profissional de saúde para saber qual é o melhor para você, não vá escolhendo qualquer produto, pois o efeito rebote pode aparecer na tua pele hein!

📌VOCÊ SABIA?

O que é o efeito rebote?

Rebote significa retorno de algo rebatido, no caso da área farmacêutica, este termo é utilizado quando há retorno dos sintomas mesmo após o fim do tratamento. Geralmente, o efeito rebote está associado ao aumento de produção da oleosidade na pele, que ocorre justamente quando removemos. Ele acontece porque ao utilizar produtos destinados a conter o excesso de óleo no rosto, retira-se também a hidratação natural da pele.

  • Tonificação

Os tônicos faciais são os produtos que atuam na remoção dos sabonetes ou outros cremes e loções usados na limpeza e ajudam a equilibrar o pH natural da pele, que deve ser levemente ácido para evitar a proliferação de bactérias. Com a tonificação correta, seu rosto pode absorver melhor os ativos presentes nos cremes, séruns e demais produtos que serão aplicados em seguida. Nesta etapa, gosto de usar discos de algodão biológicos.

📢 Fiz uma resenha bem completinha sobre todos os Tônicos Faciais que utilizo em minha rotina diária, veja AQUI.

É indicado utilizar um tônico que não contenha álcool na formulação, pois a substância pode remover os lipídios naturais da pele e potencializar o ressecamento. Você pode encontrar diversos tônicos em farmácias e lojas especializadas, mas não esqueça de antes de utilizar qualquer produto consultar um dermatologista para saber qual será melhor para sua pele, pois se você tiver pele acnéica, usar um tônico com ácido silícico será ótimo!

Tonificar a pele diariamente promove melhor absorção dos produtos como os hidratantes e anti age.

Existem tônicos com efeito adstringente e matificante para as peles oleosas (reduzindo as secreções e ajudando na limpeza profunda). Para as peles secas sugiro escolher fórmulas sem álcool, para não retirar a oleosidade natural da pele. 

Como deve usar? Depois do passo 1, seque o rosto e umedeça um disco de algodão com o tônico e aplique em leves batidas no rosto. Deixe secar de forma natural.

📌VOCÊ SABIA?

Qual é o pH da pele humana e como equilibrar?

Descrito em produtos dermatológicos e popularizado pelos especialistas em pele, o termo pH – potencial Hidrogeniônico – mede, numa escala numérica de zero a 14, a acidez de um produto ou da própria cútis. Por isso, além do seu tipo de pele, nos cuidados do dia a dia, também é importante estar atento ao índice.   

O manto protetor da pele é levemente ácido. O pH ideal da pele na maior parte do rosto e corpo encontra-se entre 4,7 e 5,75. Um pH de 7 (a da água pura) é considerado neutro. Qualquer valor abaixo é ácido e acima é alcalino, assim o pH natural da pele é ligeiramente ácido.

  • Hidratação

A principal função dos cremes hidratantes para o rosto é evitar a perda de água das células que compõe a pele. É um passo fundamental que deve ser feito mais de uma vez ao dia, já que fatores externos como poluição, exposição ao sol ou a luzes artificiais durante muitas horas levam ao ressecamento.

Pessoas com todos os tipos de pele devem usar hidratante no rosto, porém é preciso ficar atenta à textura ideal do produto, que pode ser encontrado em creme, gel, loção e balms.

Todos os tipos de pele necessitam de hidratação. Hidratar é repor a água da pele.

É nessa etapa de hidratação que está a principal diferença da rotina de limpeza que deve ser feita pela manhã e à noite. Durante o dia é essencial aplicar sobre o rosto um creme hidratante que contenha filtro solar, já à noite você pode optar por um creme de tratamento. Talvez você precise de mais de um creme para essa etapa da hidratação, por isso é fundamental consultar um profissional de saúde para ter as indicações mais adequadas ao seu tipo de pele.

Etapas complementares:


  • Esfoliação

Além dos três passos básicos, você pode optar por fazer uma leve esfoliação na pele, utilizando sabonetes com pequenas substâncias abrasivas. Mas é preciso cuidado, pois a esfoliação não é recomendada para peles muito sensíveis e não deve ser feita mais do que duas vezes na semana. Sempre conte com a orientação de um dermatologista antes de usar qualquer produto na pele.😉

Especialistas sugerem esfoliar a pele pelo menos 2x por semana.
  • Proteção Solar
E jamais se esqueça de usar um protetor solar facial. O protetor solar é indispensável na rotina de cuidados com a pele. Por isso, é importante ficar atento aos melhores veículos para cada tipo e, principalmente, aos ativos presentes na composição. No caso da oleosa, o produto certo pode ser ideal no tratamento contra o brilho extra e a acne. 
Crédito imagem: @dermaclub / Rogério Resende

Por isso, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, que concedeu dicas para acertar na proteção da pele sem prejudicá-la. Entenda qual a importância de escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele

Segundo a médica, protetores solares incompatíveis com o seu tipo de pele podem deixá-la mais oleosa. “O produto é muito importante no dia a dia de todos – o ideal é usar um fator de proteção igual ou maior que 30 -, por isso é importante acertar no dermocosmético. O uso inadequado pode levar ao entupimento dos poros, o que acaba estimulando a acne”, explicou.

Existem ótimas alternativas de protetores solares que ajudam a controlar a oleosidade da pele ao longo do dia. “Converse com o seu dermatologista para escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele. Uma dica é procurar na embalagem termos como ‘toque seco’, ‘toque limpo’ e ‘controle de oleosidade’ para aplicar na área do rosto, e texturas fluidas, como o spray, para o corpo”, pontuou.

Consulte seu dermatologista e inicie já a sua rotina de cuidados com a pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Referências:
1 – American Skin Association (aqui)
2 – Sociedade Brasileira de Dermatologia (aqui)
3 – Nestlé Beauty (aqui)
4 – Dermaclub L’Oréal (aqui)

📌 Com essas dicas fica mais fácil entender quais são os passos fundamentais para limpar sua pele, porém, como cada pele é única, não deixe de consultar um dermatologista, pois apenas um profissional de saúde poderá fazer uma avaliação profunda do seu tipo de pele e suas necessidades, indicando os produtos mais adequados.

Um beijo 😘 e até a próximo Cuidados com a pele!

Tags: | | | | | | | |

Assine nossa newsletter

Se inscreva e receba em primeira mão todas as nossas publicações!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Renata Fernandes
Renata Fernandes

Empresária, empreendedora digital, apaixonada por cosméticos, tecnologia e livros. Adora viajar e conhecer novas pessoas, atuante no marketing digital, preza pelo aprender sempre.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.